A proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Aqui, recebemos estudantes com idade mínima de um ano, avançando até os cinco anos, quando se conclui a etapa da Educação Infantil.
Através da acolhida franciscana proporcionamos aos familiares e às crianças uma adaptação tranquila e prazerosa.
As atividades pedagógicas têm como objetivo desenvolver a autonomia, a convivência, a espiritualidade e a integração entre família e escola.
A avaliação na Educação Infantil é um processo diário, realizado por observações, sondagens, registros sistemáticos individuais, do grupo e dos projetos, estabelecendo conexões entre a criança e o outro e entre esses e suas famílias.
A Avaliação Contínua na Educação Infantil é um processo essencial para acompanhar o desenvolvimento integral das crianças, considerando os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Esse tipo de avaliação não se baseia em provas ou resultados pontuais, mas sim na observação sistemática e constante das interações, atividades e progressos das crianças em seu cotidiano escolar.
Por meio da Avaliação Contínua, o educador identifica os interesses, necessidades e habilidades de cada criança, utilizando registros, portfólios e relatos como instrumentos para entender seu crescimento e aprendizado. Essa abordagem permite intervenções pedagógicas mais adequadas, promovendo um ambiente de acolhimento e estímulo, onde cada criança pode se desenvolver no seu ritmo e explorar suas potencialidades.
Além disso, a Avaliação Contínua reforça a parceria entre escola e família, compartilhando informações valiosas que ajudam na construção de um percurso educativo personalizado e significativo. É uma prática que valoriza o processo de aprendizagem, fortalecendo a autonomia e o protagonismo infantil desde os primeiros anos de vida.
PROJETO PINTANDO AS SETE CORES DO ARCO-ÍRIS