Os valores que referenciam a proposta de educação da
Rede de Educação Franciscana da SCALIFRA-ZN são expressos como ideário. Sua
conquista, ainda que parcial, vai compondo as características que identificam o
projeto educativo em cada escola/instituição.
Confiança em Deus
Educar para a confiança em Deus desenvolve a confiança
da própria consciência na grande consciência que faz todas as coisas, encoraja
a perceber e a compreender as necessidades e possibilidades para a educação.
Nossa Rede tem o alicerce da Confiança em Deus no Evangelho, nos ensinamentos
de São Francisco de Assis, e na fundadora da congregação das Irmãs
Franciscanas, Madre Madalena.
Fraternidade
São Francisco de Assis, em sua vida, realizou uma
experiência mística e tornou-se um símbolo que se eterniza. Sua experiência de
vida distingue e valoriza a dignidade da pessoa humana e deixa um exemplo de
valor para a educação. Sua descoberta foi a fraternidade dos seres humanos, uma
fraternidade que se universaliza para os elementos da natureza: o sol, a água,
os minerais, os vegetais, cada um é irmão. O Sentido da Fraternidade engloba a
todos em uma relação de afetividade e amor.
Espiritualidade Franciscana
O processo educativo engloba a formação espiritual,
pois esta possibilita a compreender a integralidade do ser humano. O processo
que educa para a busca da verdade e do bem exige inteligência aberta e
respeitosa. São Francisco de Assis viveu e transmitiu uma espiritualidade que
compreende a integração entre as pessoas na forma relacional de irmãos uns com
os outros e com os demais seres da natureza.
Diálogo
O processo do diálogo é um exercício pessoal de se
recolher para internalizar e elaborar o próprio pensamento, o que permite
acolher o pensamento do outro. Quanto mais uma pessoa intensifica a prática do
diálogo, mais se aproxima da outra. Para nossa Rede Franciscana, o Diálogo como
valor de referência é um traço medular de todas as relações, incluindo a
pedagógica.
Respeito
O respeito corresponde à concepção de ambiente
educativo como espaço plural em que se pratica a colaboração, a construção
conjunta e o trabalho em equipe. O respeito à diversidade é uma atitude
proativa, uma vez que a fidelidade à verdade e ao bem não admite concessões,
porém o debate e a divergência fertilizam ideias, educam a fineza de espírito e
abrem possibilidades sobre novas questões.
Conhecimento
Os objetivos da Educação Escolar devem proporcionar,
sistemática e metodologicamente, o ensino em vista da aprendizagem e da formação
humana. Portanto, é o conhecimento em sua total amplitude e profundidade. O
processo educativo não deve estar focado apenas na informação, mas também no
conhecimento das ciências em contato com a arte, patrimônio cultural,
filosófico, teológico e tecnológico.