Os Anos Iniciais atendem estudantes de 1° ao 5° ano realizando um trabalho interdisciplinar entre os componentes curriculares presentes na BNCC.
Nesta etapa o estudante será inserido no mundo da leitura e da escrita, levando-o a interagir e se envolver com esse tipo de comunicação.
Nos Anos Iniciais os estudantes entendem sua participação na sociedade, ampliando seus conhecimentos e se tornando capazes de interpretar o mundo e exercer a cidadania.
É nessa etapa educacional que concretizamos o uso de diferentes tipos de linguagens, desenvolvemos a capacidade afetiva, física, cognitiva e de inter-relação pessoal e social, tornando nossos estudantes capazes de posicionar-se através do diálogo e da escrita.
Os Anos Iniciais proporcionam ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de pensar, compreender, abstrair, imaginar, criar, construir, elaborar o seu pensamento, conhecer-se, relacionar-se com o grupo e perceber o mundo de forma consciente e crítica.
No Ensino Fundamental II, que abrange dos 6º ao 9º ano, os alunos estão em uma fase de transição importante, onde começam a vivenciar intensas mudanças emocionais e sociais. Compreender e nomear os sentimentos torna-se essencial para o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, ajudando os estudantes a lidar com desafios típicos dessa fase, como a pressão de se ajustar ao ambiente escolar, a identidade em formação e as relações com os colegas.
Durante esses anos, é importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas emoções e as dos outros, a identificar o que causa determinados sentimentos e como esses sentimentos podem influenciar suas atitudes e decisões. Atividades que promovam a autorreflexão, como rodas de conversa, diários emocionais, discussões sobre temas como autoestima, empatia e resolução de conflitos, são eficazes para esse desenvolvimento.
Além disso, o conhecimento sobre os sentimentos no Ensino Fundamental II contribui para que os alunos construam relações mais saudáveis com seus pares e professores, aprendam a gerenciar conflitos de maneira construtiva e desenvolvam uma comunicação mais assertiva. Esse processo também auxilia na formação de uma base sólida para o autoconhecimento e a inteligência emocional, que são essenciais para enfrentar os desafios da adolescência e além.
COFRACARMO PARTICIPA DE AÇÕES ALUSIVAS DO DIA DA...