Material Didático

SPE (SISTEMA POSITIVO DE ENSINO)

 

O Sistema Positivo de Ensino compreende uma proposta interacionista, na qual o estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem, estimulado a refletir e questionar. São incentivados à autonomia, à criatividade e à inovação.


Ao ensinar, o professor tem como ponto de partida a relação entre o conteúdo e um fato real ou uma vivência do cotidiano dos alunos. Segundo os princípios dessa proposta, é preciso estabelecer uma relação entre o que está sendo aprendido e o que é vivido pelos estudantes. O material didático também é planejado dentro dessa perspectiva e dá suporte aos educadores onde todo material, conteúdos, atividades e tecnologias educacionais são desenvolvidos para os alunos como forma de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos. Essa metodologia que permeia o SPE privilegia a integração (os conteúdos de uma série dão continuidade aos da série anterior, como também os conteúdos de uma disciplina são inseridos no aprendizado de outra disciplina, se materializa no conjunto de materiais didáticos que a escola recebe ao adotar esse sistema de ensino: o Livro Didático Integrado, o CD ROM (com conteúdos complementares), e o portal educacional (o Portal Positivo On, https://positivoon.com.br/#/login) que traz conteúdos complementares vistos em sala de aula além do conjunto de materiais didáticos, também fazem parte do sistema de ensino, o mais completo suporte para a escola durante todo o ano letivo, tanto na área pedagógica como no relacionamento com a comunidade escolar.

No planejamento pedagógico, o foco do trabalho está no direcionamento horizontal, ou seja, na maneira como se dará a sequência de aprendizagem dos conteúdos ao longo da escolaridade. Nesse momento, faz-se a adequação dos conhecimentos que precisam ser trabalhados de forma articulada aos de outras áreas de conhecimento e às inúmeras realidades brasileiras. É também nesse momento que se observa a verticalidade da organização pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, no qual os conteúdos de uma série dão continuidade aos da série anterior, garantindo, dessa maneira, para o aluno, uma aprendizagem articulada e eficaz e ao professor a possibilidade de ações interdisciplinares.